Ludwig van Beethoven (1770-1827) foi um compositor e um pianista alemão, que é sem dúvida a figura marcante na história da música ocidental.
Ludwig Van Beethoven nasceu em dezembro de 1770, mas ninguém sabe completamente em que data. Ele foi batizado no dia 17.
A peça mais antiga gravada que Beethoven compôs é um conjunto de nove variações para piano, composta em 1782.
Beethoven mudou-se para Viena em 1792, onde conheceu influentes compositores como Haydn e começou a compor a sério.
Já em 1796, ele começou a sofrer de tinnitus e estava perdendo a audição.
Beethoven compôs sua Sonata para piano n.º 14 (Moonlight) em 1802.
A Terceira Sinfonia, conhecida como a "Eroica", foi concluída em 1804. Ela passou a redefinir a sinfonia como um gênero.
O motivo para abrir a Quinta Sinfonia de 1808 é um dos mais famosos trechos musicais da história.
O "período médio" da carreira de Beethoven, também o vi compor obras para piano como as sonatas Waldstein e Apassionata, bem como a sua única ópera, Fidelio, que passou por inúmeras regravações e revisões.
Nona Sinfonia de Beethoven, o "Coral" de 1824, é outra obra sua que ficou infinitamente popular. Foi a primeira vez que um compositor tinha usado vozes corais em uma grande sinfonia.
Problemas de saúde fez aumentar a surdez e causou uma queda na produtividade, no final da vida de Beethoven, mas ele ainda conseguiu produzir obras importantes, como a sua "Quartetos Late 'em 1825, que foram incrivelmente criativas para a época.
Beethoven morreu em Viena sobre o 26 de março, 1827 após uma longa doença que foi por diversas vezes atribuída ao álcool, hepatite, cirrose e pneumonia.
Você sabia?
Beethoven compôs apenas uma ópera, Fidelio, que levou anos para chegar à direita. Ele re-escreveu uma ária nada menos que 18 vezes e veio com quatro aberturas diferentes antes de decidir sobre o que ele gostava.
0 comentários:
Postar um comentário